terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Torneio Início - Resumo

Bem pessoal, aconteceu neste último Domingo dia 01/02 a primeira edição do Torneio Início de Rugby da Costa Verde. Campeonato que reuniu as equipes novatas do rugby carioca para celebrar o início da temporada 2009.
Realizado pelo Itaguaí Rugby, juntaram-se à equipe anfitriã, o Maxambomba Rugby de Nova Iguaçu e o Patriotas Rugby de Volta Redonda. Uma tarde de sol muito forte mas que não intimidou a torcida do Itaguaí que se fez presente e que vibrou muito nos jogos.
Jogado no formato XV-a-side, mas com tempo de jogo reduzido para 25 minutos, a partida inicial foi realizada pelas duas equipes visitantes, sendo portanto o primeiro jogo de Rugby jogado na história da nossa cidade.

Jogo 1 - Maxambomba x Patriotas
Já tendo se enfrentado anteriormente em outras modalidades as equipes de Patriotas e Maxambomba tem uma saudável rivalidade. Porém os Laranjas Guerreiros vieram com muitos jogadores novos e ainda com pouco entrosamento, o que permitiu que logo no primeiro tempo os Patriotas abrissem larga vantagem com 3 tries em jogadas de avançados.
Uma chuva repentina ajudou a refrescar o ambiente mas logo o sol forte voltou com toda vontade.
No segundo tempo, o jogo se estabilizou e a partida passou a ser mais disputada. Contudo, os Patriotas ainda levavam leve vantagem e em um contra-ataque veloz ampliaram o placar.
O jogo terminou 24x0 para os Patriotas, que se classificaram para o ùltimo jogo.

Jogo 2 - Itaguaí x Maxambomba
A equipe itaguaiense entrou em campo debaixo sob sol fortíssimo. Começando bastante nervosa a equipe da casa iniciou o jogo cometendo uma série de penais em rucks, que culminaram com um penal convertido por mini dos laranjas.
Passado o nervosismo inicial a equipe de Itaguaí conseguiu impor seu jogo na linha e levou vantagem nos Scrums, fazendo dois tries e duas conversões abrindo boa margem de pontos.
O segundo tempo foi mais preso e praticamente dominado pela equipe do Maxambomba, mas em dois contra-ataques o Itaguaí ampliou a vantagem e venceu por 26x3.

Jogo 3 - Itaguaí x Patriotas
Para o jogo final do torneio as duas equipes vencedoras se enfrentariam: Os Patriotas estavam mais descansados e tinham a vantagem do empate, por conta do saldo de pontos. O Itaguaí tinha a seu favor a sua torcida.
O primeiro tempo foi muito contestado, pressão dos dois lados e muitos avanços interrompidos a menos de 5 metros da in goal. Muita raça dos dois times mas nenhum ponto. O placar virou 0x0.
Mas o segundo tempo guardava grandes emoções. No reinício os Patriotas começaram muito melhores e pressionaram minutos seguidos nas 22s do Itaguaí. Sem muita organização restava aos locais os chutes para a lateral, sem muito sucesso.
Não bastou muito e o esforço valeu a pena: em uma jogada aberta para o ponta os Patriotas abriram o placar em um try penal. Por azar, perderam sua conversão.
O try fez o Itaguaí se lançar ao ataque, mesmo que nesta situação um novo try seria a "pá de cal".Os Itaguaienses pressionaram incansavelmente nos 10 minutos finais.
E foi no último lance do jogo, com um Scrum desfavorável que a equipe da casa conseguiu roubar a bola e marcar o try que empatou a partida.
Mas não era o bastante, a vantagem do empate era dos Patriotas. E em em uma conversão fácil o Itaguaí virou o jogo e venceu por 7x5 se sagrando campeão do Primeiro Torneio Início.
Uma partida com desfecho inesquecível, Decidida na raça e determinação os dois times.

Algum dos três teria de vencer no campo, fora dele todos foram campeões.

Obrigado aos Adversários, torcidas, familiares e patrocinadores por esse dia inesquecível para a história dos nossos times e para a história pessoal de cada um de nós do Itaguaí Rugby.

Ainda nos encontraremos várias vezes, mas este dia será inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário