segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Evolução no 2º UFF Sevens


Neste último final de semana, o IRC participou da segunda edição do UFF Sevens, torneio realizado na UFF (Campus do Gragoatá) e organizado pela UFF Rugby.

O evento foi bem organizado e fluiu com tranquilidade, eram esperadas 14 equipes mas apenas 12 compareceram o que levou o re-sorteio das chaves.

No grupo do Itaguaí ficaram o Neverland, o tradicional niterói (M19) e nossos amigos do Calx-cis. Não parecia ser um grupo fácil, mas também estava longe de ser o pior deles. tinhamos pela frente a chance de mostrar um bom Rugby, que era nosso principal objetivo.

Itaguaí x Neverland
O time começou muito apagado e fora do jogo, tomamos um try logo no início da partida por conta de um erro de recepção bobo. Segundos depois mais um try por erro defensivo e nos vimos de frente ao fantasma do último UFF Sevens onde ficamos em último lugar perdendo 5 jogos e empatando um.
Mas o time se encontrou e melhorou, não o suficiente para virar o jogo mas fizemos um try em uma corrida de quase 90 metros de Tiago Batata.
O jogo terminou 12x5 para o Neverland e nossas expectativas de classificação para a taça de ouro diminuíram.

Itaguaí x Niterói
As equipes tinham se enfrentado recentemente no formato 12-a-side e tinhamos perdido por 64x12 (é certo que com alguns reservas e novatos). Portanto, a expectativa era perder o jogo. Para nós não restava opção era ganhar ou ganhar. Conseguimos manter a bola sob a nossa posse e viramos bastante o jogo. Quase pontuamos em um maul, mas logo em seguida retomamos a bola e marcamos nosso try com uma bela corrida de Marco Júnior.
Tomando a frente do placar, conseguimos manter a posse de bola e marcar bem a evolução do adversário.
O segundo período passou em branco e vencemos por 5x0. Estávamos na briga novamente!!

Itaguaí x Calx-Cis
O nosso melhor jogo da primeira fase, começamos bem a partida, mantendo bem a posse da bola e usando a linha para correr em velocidade. Em duas quebras da linha de defesa adversária pontuamos, a primeira com Welington e a segunda com Pablo Bonus. O placar final foi 14x0.
Precisaríamos torcer para o Niterói contra o Neverland para chegarmos em primeiro.
E eles venceram! Estávamos na Taça de Ouro, terminando em primeiro lugar do grupo.

Semi-final - Itaguaí x Poli/USP
O jogo contra os paulistas foi muito bem jogado, saídos do grupo da morte com Vitória e UFF eles passaram em primeiro e mostrando um jogo bem pesado e muito entrosamento. Infelizmente para o Itaguaí eles pontuaram duas vezes no início em falha de recepção nossa e depois equilibramos a partida com algumas chandes de pontuar, mas alguma inexperiência e um cartão vermelho nos fez ficar no zero. Placar final: Poli/USP 12x0 Itaguaí.

Disputa de 3º Lugar - Itaguaí x UFF
Com o sentimento de dever cumprido era a hora de fazer a festa junto ao time que nos acolheu tão amigavelmente no final de semana. Fizemos um bom jogo e tivemos algumas chances de pontuar, mas o time já se encontrava bastante desfalcado com alguns jogadores machucados e outros que tiveram de ir embora por conta de compromissos profissionais.
Foi 26x0 o jogo, mas nada poderia apagar o sentimento de satisfação e evolução do nosso time. Aliás, ano passado foi 36 a 0 para eles, que ano que vem seja 16x0!!!!

Final
Merecidamente a Poli foi a campeã do torneio vencendo o Rio Rugby na final por 17x12, foram os dois melhores times da competição e fizeram uma final espetacular decidida no último lance de jogo.

Na Taça de Prata o vencedor foi o Niterolds, time de veteranos do Niterói, que mostraram garra de garotos na cancha e na Taça de Bronze quem levou foi o Calx-cis, que mostrou uma boa evolução no campeonato, vencendo 3 partidas e fazendo 2 bons jogos quando perdeu.

Taça de Honra
Como homenagem à nossa evolução, ao nosso desempenho em relação ao ano passado e a nossa conquista do 4º lugar, recebemos a Taça de Honra do torneio.
Sinceramente para nós do Itaguaí não poderia haver homenagem mais gratificante, lutamos duro por um ano para entrar no mundo do rugby carioca e ainda faltam mais alguns anos para chegarmos perto dos nossos objetivos. Nessa jornada, para nós é muito bom ver que estamos indo o mais próximo dentro do possível no caminho certo.

Gostaríamos de dividir essa reconhecimento na evolução também com o time do Vitória, que empatou conosco em 2008 e mostrou uma evolução enorme na qualidade de jogo, mas pegou uma chave bem mais difícil com "apenas" o primeiro e o terceiro colocado do campeonato.

Outro grande ponto do torneio foi a exibição de sevens feminino da equipe do Calx-cis contra o niterói, muito bom ver mais uma equipe de rugby feminino por nossas terras. Vamos rugby do rio!!!

Os dois terceiros tempos foram ótimos, todas equipes e organizadores nos proporcionaram um lindo final de semana de rugby.

Obrigado UFF! E que venha o 3º UFF Sevens.

Um comentário:

  1. Parabéns Itaguaí pela enorme (e rápida) evolução no Rugby. A curva ascendente é notória, esse time irá cada vez mais longe!

    Árabe - Vitória RC

    ResponderExcluir